Com a crescente quantidade de dados e informações, das mais diversas fontes e atualizados com mais frequência, apenas acumular dados não funciona mais. Os objetivos da Gestão de Dados estão alinhados com os desafios de manter esses dados íntegros, de qualidade e prontos para uso visando agregar valor aos empreendimentos.
Sendo assim, o uso de uma estratégia de Gestão de Dados auxilia a ter uma visão holística do empreendimento. Isso permite avaliar se os métodos estão funcionando encontrar oportunidades e meios de gerar valor, aprimorar tomadas de decisão e trazer mais segurança para o tratamento de dados.
De acordo com o Data Management Body of Knowledge, os 6 principais objetivos da Gestão de Dados são:
- Entender e dar apoio às necessidades de informação de todas as partes interessadas – clientes, colaboradores, parceiros, etc.
Um programa eficiente de Gestão de Dados é capaz de entender qual o objetivo do empreendimento e como os dados podem ser utilizados para agregar maior valor ao negócio.
A partir desse momento, é possível definir critérios de aceitação de qualidade e as ferramentas mais adequadas para garantir o suporte a todos os envolvidos.
- Capturar, armazenar, proteger e garantir a integridade de ativos de dados.
A Gestão de Dados visa trazer clareza e facilitar a resolução de problemas em todas as etapas do ciclo de vida dos dados.
Além disso, a Gestão de Dados oferece a possibilidade de conhecer os seus dados profundamente, o que é um quesito essencial para garantir a segurança e integridade de dados.
- Garantir a qualidade dos dados e da informação.
Um dos pilares da Gestão de Dados é a Qualidade de Dados. Sem qualidade, qualquer uso dos dados tratá resultados imprecisos e pouco confiáveis para a tomada de decisão.
O uso de Dimensões de Qualidade de Dados é uma possibilidade para manter o registro do histórico da Qualidade de Dados e auxiliar a resolução de eventuais problemas.
- Garantir a privacidade e confiabilidade dos dados de todas as partes.
Um Programa de Gestão de Dados permite elencar e caracterizar todos os dados do empreendimento. Sendo assim, esse conhecimento permite a definição de regras de qualidade e segurança, além de definir responsabilidade para cumprir com estes objetivos.
- Prevenir acesso, manipulação e uso não autorizado ou inapropriado de dados e informação.
A Gestão de Dados é grande aliada na hora de seguir as determinações de leis e regulamentos de proteção de dados, além de detectar brechas na segurança.
- Garantir o uso efetivo dos dados de modo a agregar valor ao empreendimento.
Por fim, até como consequência dos outros objetivos, um Programa de Gestão de Dados tem como principal objetivo garantir que os dados estejam disponíveis e adequados para serem utilizados de modo a obter o maior valor possível a partir deles e colaborar com o crescimento do empreendimento.