6 casos que mostram o que é inteligência artificial com exemplos!
Descobrindo o local de novas lojas
A inteligência criada permite avaliar em um único dia mais de 300 mil imóveis, adquirindo dados de preço, metragem, popularidade e outros fatores.
Ao cruzar essas informações com dados do IBGE e outras fontes, o varejista consegue entender melhor o público da região, entendo melhor o mercado local, renda e quantidade de moradores, por exemplo.
Assim, o varejista tem uma ferramenta extremamente ágil e seguindo as diretrizes da LGPD para auxiliar a decisão de onde investir.
Referência: https://www.savarejo.com.br/detalhe/blog-do-sergio-alvim/gpa-usa-inteligencia-artificial-para-escolher-endereco-de-novas-lojas
Inteligência artificial aplicada na arte!
Salvador Dali está vivo! O Museu Dali, na Flórida, traz uma experiência incrível: que tal ser recepcionado pelo próprio artista? Esta é mais uma inovação onde a inteligência artificial é aplicada!
A inteligência desenvolvida recriou o rosto de Dali e faz uma sobreposição da imagem computacional na imagem de um ator de corpo semelhante ao pintor.
Além de falas do próprio Dali, ele também é capaz de responder sobre assuntos que aconteceram depois de sua morte.
Ajudando a colheita de tomates
A agricultura é mais um meio onde a inteligência artificial é aplicada.
De todo o tempo gasto em trabalhos na agricultura, a tempo em colheita representa 20%. O uso de robôs no colheita aumenta a produtividade, permite a realização da colheita até quando os trabalhadores dormem, permitindo que os trabalhadores se concentrem em atividades de cuidado com as plantas e empacotamento, que juntas completam os 80% do tempo restantes. Sem o trabalho pesado, trabalhadores com mais idade também podem participar da atividade agrícola.
A inteligência seleciona os tomates avaliando a cor. No início, ela não era capaz de identificar tomates escondidos atrás de folhas, entretanto, após um treinamento mais intenso, a inteligência superou esse problema.
Referência: https://news.panasonic.com/global/stories/2018/57801.html
Inteligência artificial aplicada para descobrir 2 bilhões de dólares em fraude
A ferramenta de gestão de risco Visa Advanced Authorization analisa 500 atributos e gera uma pontuação de risco para cada transação. O objetivo é analisar as transações em tempo real, realizando o processo em 1 milissegundo e gerando informação para que a compra seja aprovada ou não.
O uso da ferramenta impede até 2 bilhões de dólares em operações fraudulentas no Caribe e na América Latina. O sistema bancário é mais uma opção onde inteligência artificial pode ser aplicada e garantir a segurança de negócios.
Inteligência artificial aplicada na detecção de câncer de mama
A inteligência criada é capaz de detectar possíveis tumores tão bem quanto médicos. Desenvolvido pela Google Health, a inteligência identificou 5,7% de falsos diagnósticos a mais que os médicos em pacientes norte-americanas e 1,2% em pacientes britânicas.
Também identificou 9,4% de diagnóstico positivos não relatados pelos médicos em pacientes americanas e 2.7% em britânicas.
Inteligência artificial aplicada ao marketing no Carrefour
A ferramenta da empresa NerdMonster ajudou o Carrefour a crescer em 3 meses o que equivaleria a 3 anos, através de análise de dados. Do total de compras online no supermercado, 60% foram feitas por usuários que ainda não haviam usado o e-commerce.
Também foi criada uma agente virtual, CARINA, que ajuda a encontrar o endereço de lojas, rastrear pedidos, divulgar promoções e obter segunda via de cartões do supermercado. Tudo isso pelo Whatsapp.
Referências: https://exame.com/inovacao/carrefour-usa-inteligencia-artificial-para-crescer-no-online/