Não é novidade que a pandemia do Coronavírus adiantou a transformação digital de inúmeras empresas, que tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, uso de nuvens e outras ferramentas.
O uso de inteligência artificial na moda e beleza acompanhou as mudanças e oferece experiências personalizadas e competitivas.
Com lojas fechadas, impossibilidade de testar produtos fisicamente, dificuldade com lançamentos de produtos e outras questões de saúde e segurança, a presença virtual de marcas e o uso de inteligência artificial, realidade aumentada e 3D foram determinantes para manter os clientes
conectados – e comprando.
Inteligência Artificial na Moda e Beleza
Listamos algumas das novidades que o uso de tecnologia e inteligência artificial na moda e beleza trouxeram durante este último ano:
Batom personalizado feito em casa
A renomada Yves Saint Laurent ousou ao criar o Rouge Sur Mesure, um aparelho que utiliza inteligência artificial para produzir uma cor de batom personalizada e “imprimir” uma amostra da cor. Assim, você pode testar a cor na sua pele e decidir se gosta ou não no conforto da sua casa e sem correr riscos de contaminação. A YSL trouxe a inteligência artificial na mora a outro patamar!
Os cartuchos de batom são recarregáveis e as combinações possíveis são milhares. O aparelho ainda permite que qualquer cor da vida real seja capturada por meio da câmera e digitalize sua roupa para receber uma recomendação de tonalidade de batom.
Atualmente o produto está em fase de testes e qualquer um pode se candidatar para partipar. Caso seja aceito no programa de testes, o produto tem um preço especial de USD $299. O cliente recebe também 2 cartuchos com valor de USD $180.
Maquiagem em jogos virtuais
A Givenchy, em parceria com a Nintendo, lançou uma coleção de maquiagens virtuais para o jogo de simulação Animal Crossing. Os produtos são baseados em artigos já existentes da marca.
Cabines de prova virtuais
Uma maneira inteligente, divertida e interativa de fazer compras. Os sites e aplicativos tornaram-se o novo local de vendas. Clientes podem inserir seus rostos e modelar o seu corpo virtual para ver como as roupas ficariam em seus corpos reais. Um exemplo interessante dessa aplicação de inteligência artificial na moda é da empresa Zeekit.
Secador sem fio
O secador utiliza a SmartDry AI Technology, que procura cuidar da saúde dos cabelos ajustando a temperatura e o fluxo de ar para evitar superaquecimento e danos ao cabelo. O secador utiliza inteligência artificial e conta com 13 sensores que leem as condições do ambiente em tempo real, como a temperatura do ambiente. Além disso, o secador aprende com os dados que coleta, e registra “Perfis SmartDry” dinâmicos que podem ser ajustados para tipos de cabelo, comprimentos e condições climáticas específicos.
Produto personalizado
Com auxílio de inteligência artificial na moda, a Dcypher permite que o cliente pode criar uma base personalizada para o seu tom de pele, e ainda, receber o produto em casa.
Peles negras
Tecnologias de reconhecimento facial costumam ter vieses e ter maior dificuldade para reconhecer peles negras e combinar o tom ideal para a pele. A empresa Nudemeter usa inteligência artificial para introduzir todo o espectro de tons de pele nas recomendações.
Doenças de pele
O Efaclar Spotscan da La Roche-Posay escaneia o rosto do usuário com uma câmera de smartphone, comparando-o com 6000 fotos profissionais para ajudar os dermatologistas a diagnosticar doenças de pele como melanoma – tudo sem nunca encontrar com o paciente pessoalmente. Essa tecnologia para diagnosticar, prescrever e rastrear condições de pele de maneira confiável e barata.
Desfile de Hologramas
Esse caso já começou a acontecer no Brasil. No reality show Big Brother Brasil, a C&A trouxe um desfile feito totalmente por hologramas, mantendo os participantes do programa totalmente isolados.
Realidade Aumentada
Essa solução de inteligência artificial na moda e beleza partiu da Sephora permite que o cliente teste os produtos diretamente no seu rosto, com auxílio de um app de smartphone. A experiência permite brincar com cores e texturas, interagindo de modo fácil e instantâneo. A marca Kendra Scott de brincos e acessórios também criou um aplicativo semelhante.
Conselheiro Digital
A rede de farmácias e cosméticos Boots, com apoio da empresa de tecnologia Revieve, lançaram uma ferramenta de inteligência artificial que analisa seu rosto através de perguntas de múltipla escolha e de reconhecimento facial. Como resultado, o cliente recebe recomendações de produtos para seu tipo de pele e tratamento desejado.
Tintura de cabelo personalizada
A L’Oréal criou um sistema onde o cliente responde questões sobre seu cabelo e objetivos com a tintura e, ainda, tem a possibilidade de fazer uma chamada com um colorista. Ao final, o cliente recebe uma indicação de um kit personalizado de tintura, além de informação detalhadas de como realizar o processo em casa.
Espelho de Realidade Aumentada
A empresa de tecnologia ModiFace desenvolveu um software de realidade aumentada personalizado que funciona como um espelho inteligente.
Passeio pela loja
No site da Beautyque, você pode passear por uma das lojas e visualizar os produtos através de uma experiência realística. Com lojas fechadas e clientes com vidas cada vez mais dinâmicas, que podem reduzir a ida às lojas, a solução é uma opção interessante.