Avançar para o conteúdo

Infoxication

A gente já sabe: vivemos cada vez mais cercados de informação nova, da hora que acordamos até a última olhada no celular antes de dormir. Esse excesso de informação não vem apenas das redes sociais, que não conseguimos tirar o olho durante o dia, ou do jornal que lemos e assistimos. No nosso trabalho também recebemos uma tonelada de informações, decisões a serem tomadas, novos procedimentos a cumprir…

A informação é democratizada, seja ela fake news ou real. Ela chega de quase todos os lugares do mundo até todos nós, independente de hierarquia ou classe social, e cada vez em mais quantidade e mais rapidamente.

O que é infoxication?

Esse excesso de informação impacta na nossa tomada de decisões e na nossa saúde física e mental de forma tão intensa que os cientistas sociais criaram um termo para isso: infoxication ou information overload.

Você acredita que existem relatos desse conceito que datam de 100 anos atrás? Um dos primeiros sociologistas a discutir essa ideia foi Georg Simmel (1858–1918). O termo information overload foi utilizado pela primeira vez no livro de Bertram Gross, The Managing of Organizations (1964), sendo o tema popularizado no livro de Alvin Toffler (Random House, 1971). Os autores diziam que haveria uma quantidade máxima de informações que podeíamos receber até que isso impacte na nossa capacidade de absorvê-las e reagir a novas situações.

Infoxication pode ser definida com a dificuldade de entender um problema e realizar efetivamente a tomada de decisões devido ao excesso de informação sobre o tal problema. Nós não temos a capacidade de processar a totalidade de informações que recebemos sobre o assunto, acarretando numa redução na capacidade de tomada de decisões.

Em outras palavras, temos tanto lado para olhar que nem sabemos por onde começar ou como reter todas as informações!


Leia também:

Visualização de Dados Acessível

8 Filmes sobre IA

Paradoxo de Simpson: como os dados podem te enganar

Fatores de Confusão e Correlação Espúria


O novo obstáculo

O resultado disso é mais ou menos assim, como explica Ricardo Cappra:

Quando não temos informação sobre determinado assunto para tomar uma decisão, temos que criar caminhos para atingir o objetivo final, o que pode ser difícil.

Ricardo Cappra

Por outro lado, se tivermos um excesso de informações acabamos por criar um novo obstáculo: infoxication! Como distinguir o que é importante ou qual o dado mais relevante? É tanta coisa acumulada que nem sabemos por onde começar!

Ricardo Cappra

O que é infoxication em Data Science

Ainda baseado na palestra de Ricardo Cappra, vamos explicar como a ciência de dados pode ajudar a reduzir a infoxication. Preste atenção no gráfico abaixo:

Ricardo Cappra

Em amarelo, vemos o avanço na quantidade de informação ao longo do tempo.

Em preto, estamos nós, seres humanos absorvendo informação, e a nossa capacidade limitada de consumir informação sendo representada pela linha horizontal cinza. Essa capacidade começa contar desde a hora que acordamos e damos aquela primeira olhada no Whatsapp.

No primeiro ponto, OCIOSIDADE, não temos tanto acesso a informação, ela demora muito a chegar, ultrapassando vários níveis até ser de acesso geral. Isso gera tempo ocioso pois não recebemos tanta informação.

Em seguida, temos o boom da informação! São tantas novidades, chegamos no momento da EMPOLGAÇÃO.

Agora a informação é descentralizada, todos temos acesso quase ao mesmo tempo da mesma informação. A acessibilidade aos dados é maior, assim como a SENSAÇÃO DE PODER.

Até que chegamos no patamar onde a quantidade de informação recebida se iguala a quantidade de informação que pode ser processada. Nesse momento chegamos ao STRESS, a ansiedade, a dificuldade de tomar decisões. E tem tanta informação inútil nesse meio que dificulta ainda mais a nossa capacidade de buscar por informações úteis ou sem ruído.

Deu pra entender o processo de infoxication até aqui? Então vamos completar o gráfico:

Ricardo Cappra

Olha ali a ciência de dados!

O uso de algoritmos, inteligência artificial, machine learning e diversos outros recursos do data science ajuda na transformação desse número incrível de dados em informação mais simples e resumida, facilitando o consumo e reduzindo a carga de processamento desses dados!

Com a informação otimizada tomamos melhores decisões! Adeus infoxication!

Dessa maneira, agregamos valor aos dados, criando conhecimento que pode ser aplicado para a definição de ações.

Como reduzir infoxication

Sabe o IFood e o UberEats? Até o Google Maps… Se você está com fome, pode pesquisar por uma pizzaria, hamburgueria ou sushi… Esses aplicativos já fornecem as opções próximas a você, reduzindo a quantidade de informação a ser recebida e processada e facilitando o processo de decisão!

Contexto profissional

Diversas grandes empresas já usam dessa ideia para gerenciar a tomada de decisões e reduzir a infoxication.

É cada vez mais comum a existência de grandes salas com dashboards espalhados em monitores transmitindo dados, às vezes até em tempo real, de transações financeiras, informações sobre clientes e fornecedores, KPIs e métricas diversas e o que for necessário para gerar insights e auxiliar a tomada de decisões eficiente e baseada em fatos.

Os relatórios são cada vez mais enxutos e criados com as ferramentas de visualização mais eficiente do mercado.

E a tendência é cada vez mais o uso de processamento de dados por máquinas para otimizar a capacidade humana de tomar decisões, seja qual for o âmbito de trabalho.

Ricardo Cappra




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *