Avançar para o conteúdo

Aplicativos de Celular para Prevenção de Desastres


Nos dias de hoje, quem não tem um celular por perto a todo o momento? Seja para se manter atualizado das notícias, bater uma selfie ou checar o horário, esse aparelho está sempre ao nosso alcance.

E se pudéssemos utilizá-lo para a prevenção de desastres? A verdade é que não apenas podemos como já estamos utilizando!

O celular é um meio de comunicação de grande utilização. Diversos grupos da população utilizam este canal, sendo uma forma abrangente e barata de divulgar informações – inclusive utilizando aplicativos de celular para a prevenção de desastres!

As mensagens recebidas pelo celular, via SMS ou aplicativos, podem ser alertas para a possibilidade da ocorrência de algum desastre ou a já existência de algum evento nas proximidades, permitindo que as pessoas se organizem e busquem proteção. Também, pode-se indicar para quais locais é seguro (ou não) se deslocar.

Aplicativos de Celular para a Prevenção de Desastres

Google Maps

O Google Maps á um aplicativo clássico e que tem muito potencial como aplicativo de celular para a prevenção de desastres.

A Google está trabalhando para emitir alertas via Google Maps, de acordo com a sua localização. Espera-se que a atualização seja realizada ainda nos próximos meses.

O alerta deve informar onde ocorreu algum desastre e toda a informação existente até o momento. Além disso, também será emitido alerta até dias antes de quando houver previsão de furacão ou terremoto, exibindo a trajetória prevista do evento e o tempo que levará para atingir determinadas áreas de interesse.

Após a ocorrência de um terremoto, por exemplo, serão exibidas informações quanto ao impacto causado, através de um sistema de cores, magnitude do evento e epicentro – será o chamado Earthquake’s shakemap.

Será possível ainda visualizar previsões de inundações, os locais que devem ser atingidos e o impacto provável. Esse mecanismo foi criado em especial para ser utilizado na Índia, onde ocorrem mais de 20% dos eventos de inundação com vítimas fatais do mundo.

google-maps-terremoto-enchente-furacao-alerta

Ainda, se você estiver seguindo uma viagem com o Google Maps, o sistema avisará quando o trajeto pode ser afetada por uma catástrofe, e, se for possível, o aplicativo determina uma rota alternativa segura.

Tela protótipo do alerta com mudança de rota do Google Maps
Protótipo de mudança de rota (Google)

Outras funcionalidades em aplicativo de celular para a prevenção de desastres oferecidas pela Google são o compartilhamento da sua localização atual com amigos e família, um espaço colaborativo para envio de informações quanto a estradas e acessos interditados e enviar todas as informações disponíveis sobre o evento para seus contatos.

Alerta SMS – Defesa Civil de Santa Catarina

Santa Catarina é o estado brasileiro que mais sofre com desastres per capita e por km² de território, além de apresentar a maior diversidade de tipologias de desastres.

Os deslizamentos são bastante comuns nas épocas de chuva do verão, em especial em cidades como Blumenau e Florianópolis, onde há população morando em residências de baixo padrão construtivo em encostas.

A Defesa Civil de Santa Catarina utiliza o celular para a prevenção de desastres. A Defesa Civil implantou um sistema de aviso via SMS que alerta para a previsão de chuvas intensas, ventos e outras atividades meteorológicas extremas, além de comunicar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e estado de calamidade pública. O envio de alertas depende do CEP cadastrado pelo celular.

SMS de alerta enviado pela Defesa Civil
SMS de alerta enviado pela Defesa Civil

O serviço é gratuito e funciona em todos os municípios do estado desde 2017.

Para receber as notificações de emergência é bem simples. Basta enviar um SMS com o CEP desejado (com ou sem hífen ou espaço) para 40199. Para incluir um novo CEP, basta repetir o procedimento.

AlertaBlu – Blumenau, Santa Catarina

Como já dissemos anteriormente, Blumenau é uma cidade afetada constantemente por deslizamentos causados pelo excesso de chuva e população instalada em áreas de risco. A cidade já foi palco de eventos de magnitude extrema, como o ocorrido em 2008 e lembrado até hoje por todo o estado.

O AlertaBlu, é um aplicativo de celular para prevenção de desastres desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau em 2015. O app informa em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu e situação no momento (atenção, alerta ou prontidão), cotas de enchentes de ruas, telefones do Corpo Bombeiros, Samu e Polícia Militar, lista de abrigos ativos e permite visualizar a previsão do tempo.

A previsão do tempo traz informações manhã, tarde e noite do dia vigente e madrugada do dia seguinte. São informados condições climáticas, direção e velocidade do vento e se há ou não precipitação de chuvas.

A coleta de dados é feita com a leitura de 17 estações pluviométricas instaladas na cidade em suas respectivas áreas de atuação.

alertablu

Em uma atualização realizada em 2018 é possível que o usuário registre ocorrências, com a possibilidade de incluir fotos e texto. O registro é enviado diretamente para a Defesa Civil.

Além do aplicativo de celular para a prevenção de desastres, há o site do AlertaBlu, que fornece ainda mais informações. O site indica também o nível do rio, as condições de chuvas, possibilidade de escorregamentos e outras informações meteorológicas sobre o dia anterior e mês anterior, incluindo a seleção das maiores chuvas ocorridas em Blumenau. No site também há informações sobre barragens, como as de Ituporanga, José Boiteux e Taio, incluindo o número de comportas abertas e fechadas, nível da água e a capacidade da barragem utilizada.

O site e o aplicativo de celular para a preveção de desastres são de extrema importância. Primeiro porque são canais de comunicação oficiais da Defesa Civil e da Prefeitura, oferecendo informações confiáveis e atualizadas à população. Depois, porque facilitou o trabalho dos técnicos da Defesa Civil, uma vez que houve uma queda significante no número de ligações para órgão para a obtenção de informações que agora se encontram facilmente disponibilizadas.

Em outubro de 2015 o aplicativo teve o maior número de instalações, quando chegou a 23 mil usuários simultâneos, sendo que já registrou mais de 50 mil downloads.

Alerta Rio – Rio de Janeiro

O aplicativo de celular para prevenção de desastres permite acompanhar as atualizações do Sistema Alerta Rio.

Entre as informações disponíveis estão atualizações diárias da previsão do tempo para as próximas horas e dias seguintes, quantidade de chuva, umidade do ar, e outros dados em tempo real que são medidos pelas diversas estações meteorológicas espalhadas no Rio de Janeiro.

alerta-rio

Ainda, o app informa as condições de chuva em toda a cidade e a probabilidade de escorregamentos nas quatro bacias Hidrográficas que integram o Município.

O aplicativo também pode ser usado no dia a dia pois usa informações georreferenciadas para exibir dados de temperatura, sensação térmica, entre outros, de acordo com a sua localização.

alerta-rio

HidroWeb Mobile – Agência Nacional de Águas

A Agência Nacional de Águas (ANA) disponibilizou seu banco de dados com mais de 3000 estações hidrometeorológicas no app HidroWebMobile, versão para celular do software HidroWeb.

As plataformas de coletas de dados (PCDs) estão georreferenciadas em um mapa, onde o usuário pode obter informações sobre sua localização exata e
se elas são fluviométricas (monitoram nível e vazão de rios) e/ou pluviométricas (acompanham chuvas).

Também é possível encontrar as estações mais próximas utilizando a localização do usuário e filtrar as estações por por tipo (fluviométrica ou pluviométrica), estado, município, bacia hidrográfica, rio, entidade responsável ou operadora de cada PCD. Pode-se ainda marcar estações como favoritas.

Ao acessar os dados de cada estação, é possível visualizar gráficos com os dados de chuvas, nível e vazão em tempo real, do último dia, semana, mês e ano.

O app conta ainda com vídeos informativos sobre monitoramento hidrometeorológico e de eventos críticos realizado pela ANA, cobrança pelo uso da água, outorga de direito de uso de recursos hídricos e vídeos educativos produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Agência.

Finalizando

A tecnologia é aliada à prevenção de desastres.

Ferramentas como aplicativos de celular para a prevenção de desastres são fonte confiável de informação para a população, a qual, a qualquer momento, pode consultar o seu celular ou outro equipamento portátil e obter informações que podem salvar suas vidas e reduzir danos econômicos. Os aplicativos permitem que a comunidade interaja com os desastres, entenda os mecanismos com que os eventos funcionam, e se conscientize dos perigos que podem correr.

Além disso, a existência dessas tecnologias auxiliam a coleta de dados para estudos relacionados a desastres pois permitem de forma facilitada o acesso a informações importantes.

Também é interessante destacar a ação colaborativa em alguns dos aplicativos, onde o próprio usuário pode indicar as condições reais dos locais e avisar às autoridades de ocorrências e dificuldades.

Referências

Google

Secretaria do Estado de Defesa Civil de Santa Catarina

Prefeitura de Blumenau

Prefeitura de Blumenau

Sistema Alerta Rio

Agência Nacional de Águas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *