Quer entender o fim dos cookies de terceiros no Google Chrome? Primeiro vamos ao conceito:
O que são cookies?
“Este site usa cookies”
Você lembra de ter lido essa frase em algum site que acessou por esses dias? Talvez aqui mesmo? Provavelmente você aceitou o que tivesse que aceitar para se livrar desse aviso.
Então, o que ele significa?
Cookies são arquivos com uma identificação única que ficam guardados no nosso computador e “permitem melhorar o desempenho e a experiência de navegação do utilizador”.
Como eles fazem isso? Eles guardam informações e preferências do usuário, como páginas visitadas e qualquer outro dado que seja fornecido. Eles registram dados da navegação e toda a sua atividade .
É por isso que quando retornamos a uma página ela consegue lembrar de configurações pessoais feitas, como preferência de linguagem ou uma loja preferida. Assim, a navegação se torna mais rápida e eficiente.
Mais tarde, quando você visita o mesmo site, seu navegador busca os cookies pertencentes a esse site e mostra informações ajustadas às suas preferências.
Entretanto, ao desativar os cookies, a navegação no site pode ser afetada, ou mesmo impossibilitada.
Dados pessoais também podem ser armazenados, desde que informados pelo usuário. Os sites não tem acesso às informações que você não forneceu, nem podem acessar outros arquivos em seu computador.
Com a criação de leis de proteção de dados, passou a ser necessário que cada website fosse explícito em relação à coleta de cookies e que o usuário desse o consentimento adequado ao cookie, podendo optar por aceitar ou recursas os diversos tipos de cookies existentes. O procedimento deve ser fácil e permitir que o usuário altere suas permissões, além de ter o direito de ser esquecido. Você também pode apagar os cookies do seu computador.
O Fim dos Cookies de Terceiros
Os cookies first-party são utilizados apenas no site em que você acessa.
Os cookies de terceiros (third-party cookies) vão além e continuam a guardar suas informações enquanto você navega por diferentes sites.
Assim, todos os seus hábitos, histórico e preferências são mapeados, permitindo que se traça um perfil de usuário e auxiliando diretamente campanhas de marketing digital e direcionar campanhas.
Google Chrome
Em 2022, o Google Chrome anunciou o fim dos cookies de terceiros, visando cumprir regulamentos sobre privacidade de dados e sobre transparência em como essa informação é utilizada, que poderia ser vendida e apresentar riscos à privacidade do usuário.
Cabe ressaltar que já existem outros navegadores (Safari, Firefox) que não aceitam cookies de terceiros, não sendo a ação do Google particularmente inovadora. Mas, por ser o navegador mais utilizado no mundo, o impacto do fim dos cookies de terceiros será muito maior.
Os first-party cookies serão mantidos.
Impactos e Soluções do fim dos cookies de terceiros
A redução da quantidade de dados disponíveis é evidente, então será necessário pensar soluções para superar essa perda.
Os first-party cookies ainda estarão disponíveis, portanto, adaptar a estratégia para o uso mais eficiente deles é necessária. O uso de dados próprios vai ser intensificado.
Mesmo sem os cookies, os sites ainda podem pedir que o usuário forneça seu email ou outra informação pessoal para continuar o rastreio online. Dessa maneira, antes de te deixar entrar na página, o site pediria algo que o identificasse para saberem quem você é e que permitisse o cruazamento de seus dados com aqueles que eles já têm.
Outras formas para coletar dados após o fim dos cookies de terceiros, são o marketing de conteúdo e o conteúdo interativo, onde o usuário recebe algum benefício (como e-books) ou participam de alguma interação que agregue valor a eles, em troca de fornecer algumas informações.
O uso de redes sociais e emails de marketing também são ferramentas para a interação com usuários e trazer mais dados para a empresa.
Leia mais sobre o assunto na RockContent.
FLoC
Com o o fim dos cookies de terceiros, o FLoC (Aprendizagem federada de grupos, ou Federated Learning of Cohorts) é a nova aposta da Google e é um tipo de rastreador que não identifica as pessoas de forma individual.
Da mesma forma que os cookies, os FLoCs registram seu comportamento na web, mas apenas com dados anônimos. Com essas informações, seriam criados grupos com interesses parecidos e os dados desses grupos seriam fornecidos a quem interessasse – sem informações individuais como email e telefone.
Os testes do FLoC apontam que “os anunciantes podem contar com pelo menos 95% de conversões por dólar investido” em relação aos cookies.
A ferramenta de pesquisa DuckDuckGo já anunciou que irá bloquear esse novo sistema, se for implementado.