A jornada em dados é longa e requer muito estudo. Para se manter atualizado em meio a tanta tecnologia, dinâmica e até mesmo às mudanças do comportamento humano, é necessário resiliência e muita dedicação.
A forma como encaramos essa trilha de conhecimento pode facilitar ou complicar ainda mais nossa missão. Nem sempre vamos compreender todos os conceitos com facilidade, ou aprender uma nova linguagem sem perder algumas noites lendo a documentação, ou dominar em um dia as funcionalidades de um software.
O trabalho no meio dos dados envolve muita tentativa e erro até conseguirmos chegar aos acertos e soluções otimizadas. Esses erros são muitas vezes vistos como fracassos e é por isso que hoje vamos analisar os conceitos de mindset fixo e de crescimento em dados.
As definições de mindset fixo e de crescimento são abordadas pela psicóloga PhD Carol Dweck, em seu livro Mindset – A nova psicologia do sucesso. Depois de realizar muitas pesquisas e avaliar jovens e adultos, a autora descreve como a forma que encaramos os desafios, ou seja, nosso mindset, pode ajudar ou prejudicar nossa evolução profissional e pessoal.
Mindset Fixo
Se você concorda com a afirmação: “Você tem certo nível de inteligência, e não pode fazer muito para modificá-lo”, você provavelmente tem mindset fixo.
Pessoas com mindset fixo acham que as qualidades humanas são imutáveis: ou você é inteligente e capacitado, ou não é. E como saber se alguém é inteligente? Não falhando – planejando êxitos e evitando erros a qualquer custo.
A pessoa de mindset fixo não leva em conta o esforço, o contexto ou o background por trás do desafio. Para continuar inteligente, ela não pode errar.
O mindset fixo acredita que tanto nossa inteligência quanto nossa personalidade são imutáveis, constantes, que temos uma capacidade limitada.
Essas pessoas precisam se provar constantemente para os outros. “Na sala de aula, em suas carreiras e em seus relacionamentos. Cada situação exige uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter. Cada situação passa por uma avaliação: Terei sucesso ou fracassarei?”
O mindset fixo em dados, onde cada profissional tem um background diferente e sempre muitas novidades para lidar em pouco tempo, pode trazer uma ansiedade e nervosismo que atrasa nossos esforços e nos impede de aproveitar oportunidades de aprendizado e experiência.
Mindset de Crescimento
Se você concorda com a afirmação: “Você tem sempre a possibilidade de
mudar substancialmente seu nível de inteligência”, você provavelmente tem mindset de crescimento.
Pessoas com esse tipo de mindset acreditam que habilidades intelectuais e pessoais podem desenvolvidas por meio do esforço, dedicação treino. O fracasso não as desestimula porque nem imaginam que estão fracassando.
O mindset fixo diz se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços e que a capacidade que você tem agora é apenas o ponto de partida para o seu desenvolvimento, que tem potencial desconhecido.
Todos somos capazes de modificar e desenvolver talentos e aptidões iniciais, interesses ou temperamentos por meio da experiência.
O mindset de crescimento em dados é fundamental. Sempre que surge uma nova tecnologia, software ou metodologia, temos que nos adaptar e nos dedicar a realmente entender esses novos conceitos. Vamos errar e vamos ter mais facilidade em algumas coisas do que em outras, mas faz parte! Isso é o mindset de crescimento em dados
Fixo, de Crescimento, ou os dois?
Conseguiu identificar seu mindset? Talvez você tenha se reconhecido nos dois, e isso é totalmente normal!
Eu, por exemplo, sei que se eu treinasse desenho e canto, minha capacidade nessas áreas poderiam ser desenvolvidas. Nesse caso, tenho um mindset de crescimento.
Por outro lado, por muito tempo, achava que quando não entendia algum assunto na escola ou na faculdade de primeira, eu era inferior. Já deixei de fazer perguntas que facilitariam a minha vida porque não queria que vissem que eu “falhei”. Esse é o meu mindset fixo.
Você pode achar que é tímido e sempre será, que sua personalidade é imutável. Aí está o seu mindset fixo. Ou então você pode achar que sua criatividade e capacidade escrita podem ser desenvolvidas por meio de cursos e leituras. Aí está o seu mindset de crescimento.
A notícia boa é que você pode modificar seu mindset se assim desejar. O primeiro passo é justamente conhecer que existem essas duas formas de encarar os desafios. Agora, você pode perceber quando um tipo de mindset está presente e continuar nesse caminho ou reagir de outra forma.
Entretanto, temos que fazer uma ressalva. O esforço não é tudo e muitas vezes os esforços não são iguais. Cada pessoa tem suas história, suas crenças, seus desafios.
O Exemplo do Quebra-Cabeça
Um exemplo descrito no livro de Dweck, foi com crianças que foram desafiadas com quebra-cabeças. As crianças receberam primeiro desafios fáceis, que iam se complicando com o andamento do experimento. Até o momento em que era perguntadas se queriam repetir o quebra-cabeças ou ir para um mais difícil.
As crianças com mindset de crescimento tendiam a pedir sempre por um novo desafio, cada vez mais difícil e estranhavam a opção de continuar com o mesmo quebra-cabeça.
As crianças de mindset fixo queriam ter certeza que completariam a atividade e continuavam com o mesmo quebra-cabeça.
“Uma coisa é desistir de resolver um quebra-cabeça. Outra é recusar uma oportunidade importante para seu futuro.”
O Exemplo dos Universitários
Durante a matrícula de estudantes do primeiro ano universitário, onde os alunos não eram fluentes em inglês, os alunos foram perguntados que se a universidade oferecesse um curso para os que precisassem melhorar o inglês, eles se inscreveriam?
Também foram feitas perguntas para verificar o mindset de cada um, pedindo se concordavam com a afirmação “Você tem certo nível de inteligência, e não pode fazer muito para modificá-lo” ou “Você tem certo nível de inteligência, e não pode fazer muito para modificá-lo”.
Os alunos de mindset de crescimento aproveitaram a chance de aprender e aceitaram as aulas, enquanto os de mindset fixo não aceitaram a proposta, evitando expor suas dificuldades. “Em vez disso, para se sentirem inteligentes a curto prazo, estavam dispostos a arriscar sua
carreira universitária. É dessa forma que o mindset fixo transforma as pessoas em pessoas que não aprendem.”
Ondas Cerebrais
Outro experimento da autora mostrou a diferença no comportamento das ondas cerebrais em pessoas com mindset fixo e de crescimento.
“Enquanto respondiam a perguntas difíceis e recebiam um feedback, esperávamos curiosos o momento em que suas ondas cerebrais
indicariam se estavam interessadas e atentas.
As pessoas de mindset fixo somente se interessavam quando a reação se referia a sua capacidade. As ondas cerebrais delas mostravam que só prestavam bastante atenção quando lhes dizíamos se suas
respostas haviam sido corretas ou incorretas. Mas quando lhes apresentávamos informações que poderiam ajudá-las a aprender, não havia indício de interesse. Mesmo quando erravam, não se
interessavam em saber qual era a resposta correta.
Somente as pessoas de mindset de crescimento prestaram atenção rigorosa em informações que podiam aumentar seu conhecimento. Somente para elas o aprendizado era prioridade.”