A 99 é um conhecido aplicativo de transporte privado que investe constante em soluções para o aumento de segurança dos passageiros e motoristas. A equipe de Segurança da 99 é multidisciplinar e diversa, conta com ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos.
Cada vez mais a plataforma utiliza soluções baseadas em análises de dados e inovações para melhorar a experiência de seus serviços, como o uso de inteligência artificial para reduzir assédios.
Redução de 60% de incidentes graves com inteligência artificial para reduzir assédios
Em 2019, por exemplo, a empresa noticiou redução em 60% (por milhões de corridas) de incidentes graves em sua atividade. Esse impacto foi gerado pelo uso de uma inteligência artificial que monitora cada corrida e avalia a chance de algum incidente ocorrer.
O que esse algoritmo, implementado no ano anterior, faz é buscar por padrões associados a situações de risco, avaliando, por exemplo, o horário da corrida, forma de pagamento e histórico do usuário. Um exemplo do que poderia ser considerado uma situação de risco é um pedido de corrida de madrugada, com pagamento em dinheiro, feito por um usuário recém cadastrado na plataforma.
Quando o caso do exemplo acima é detectado, ocorre o bloqueio automático do usuário ou um pedido de validação adicional de identidade (data de nascimento, cartão de crédito e CPF, por exemplo).
A plataforma ressalta que o objetivo do algoritmo não é excluir corridas de determinadas localidades, mas sim bloquear usuários com atitudes de risco.
Os motoristas também devem passar por verificações aleatórias e tem seus padrões analisados. Em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), utilizando ferramentas de reconhecimento facial, a empresa consegue comparar a foto dos motoristas com o banco de imagem de carteiras de motoristas.
Câmeras nos carros
Em 2020, a 99 incluiu câmeras com lente olho de peixe e com visão noturna.
As câmeras são interligadas com a inteligência artificial, citada anteriormente, e podem compartilhar as imagens com a Polícia Civil, caso o perfil do passageiro seja considerado de risco.
Também é possível que motoristas e passageiros gravem as corridas através do aplicativo da 99.
Inteligência artificial para reduzir assédios
O algoritmo atua rastreando e analisando os comentários feitos sobre os motoristas dentro da plataforma.
Desenvolvido com apoio da consultoria Think Eva, a 99 explica que o algoritmo é capaz de ler os comentários e identificar palavras e contextos relacionados a assédios. A inteligência artificial para reduzir assédios é capaz de identificar até 80% dos conteúdos relacionados a assédio.
Tendo feito essa busca inicial, os comentários suspeitos são enviados a uma equipe especializada que avalia o resultado da inteligência artificial para reduzir assédios e define ações a serem tomadas, como bloqueio do agressor ou oferecer suporte para investigações policiais.
Essa combinação entre inteligência artificial e humana é extremamente importante para a confiabilidade dos resultados. Acusações de assédios são sérias e não podem ser apenas deixadas para a avaliação da máquina.
Apesar da máquina ser mais rápida para coletar todos os potenciais casos de assédio, a sensibilidade e a experiência humana podem evitar situações constrangedoras ou injustas, e até mesmo detectar vieses da aprendizagem.
Veja aqui alguns momentos em que a inteligência artificial podia ter usado uma ajudinha humana.
Vale destacar que o treinamento da inteligência também pode ser melhorada com o auxílio humano ao longo do tempo, conseguindo distinguir melhor os casos.
Monitoramento de Corridas
A plataforma também pretende disponibilizar uma ferramente que permite rastrear paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto
99 Mulher
Ainda como forma de aumentar a segurança e conforto para mulheres, a plataforma já lançou o 99 Mulher, onde motoristas mulheres podem escolher atender apenas outras mulheres.