O que é Filter Transformation do Informatica PowerCenter?
A transformação Filter é uma transformação ativa.
Com ela, você pode filtrar dados baseado em uma ou mais condições.
Condições no Filter Transformation
Para cada linha lida, o PWC avalia a condição fornecida e retorna como resposta TRUE ou FALSE. Caso o valor de saída seja TRUE, o registro passa adiante. Caso seja FALSE, a linha não segue para o passo seguinte.
Não é preciso identificar TRUE e FALSE como valores da expressão. Eles são implícitos em qualquer condição.
- Sempre que o filtro encontrar o valor nulo, a linha será considerada FALSE.
- A condição é case sensitive!
- É possível usar operadores lógicos AND ou OR para definir a condição
- Também pode-se utilizar uma constante como condição do filtro, ou seja, os valores contidos em uma coluna com dados numéricos. Qualquer valor 0 ou nulo é considerado como FALSE e qualquer valor não nulo tem como saída TRUE. Veja:
Dicas
Confira algumas dicas ao usar o Filter Transformation no Informatica PowerCenter:
- Para filtrar registros com valores nulos, use funções ISNULL e/ou IS_SPACES para avaliar as portas. Por exemplo, para filtrar linhas com valor nulo em FIRST_NAME, use a condição: IIF(ISNULL(FIRST_NAME),FALSE,TRUE).
- Prefira utilizar a transformação Filter no início do mapping. Ao retirar linhas indesejadas no começo do processo você o deixa mais eficiente.
- Se você estiver realizando testes e não quiser alterar ou adicionar linhas à tabela final, você pode colocar o Filter Transformation imediatamente antes do output e inserir “FALSE” como condição. Assim, todas as linhas serão rejeitadas e não haverá qualquer alteração no output.