Essas 4 Principais Ferramentas de Governança de Dados são fundamentais para um Programa de Governança de Dados. Você pode inciar com essas ferramentas para guiar o seu plano de ação.
Linhagem de Dados
A ideia central desta ferramenta de Governança de Dados é registrar a “viagem” que os dados fazem por todo o ciclo de vida, de modo a facilitar a sua administração.
Ao rastrear o fluxo dos dados, do início até o destino final, criamos um tipo de mapa que permite o fácil entendimento da origem dos dados, como foram parar onde estão, por quais processos eles passaram, qual o seu próximo destino, e muito mais.
Leia mais sobre a esta Ferramenta de Governança de Dados aqui.
Dicionário de Dados
O Dicionário de Dados é uma ferramenta de Governança de Dados mais técnica, voltada para aspectos funcionais dos dados. Nele, vamos colocar detalhes como nome dos atributos, tipo do dado, estrutura, tabelas, armazenamento, valores permitidos, transformações e descrição de dimensões.
Essa ferramenta costuma ser consultada pelo time de desenvolvimento, permitindo criar ou atualizar processos de forma facilitada ao ter esse tipo de informação à mão. Assim, funciona como um tipo de documentação técnica das bases de dados.
Leia mais sobre a esta Ferramenta de Governança de Dados aqui.
Glossário de Negócio
Um glossário é uma coleção de termos com a descrição de seus significados. Sendo assim, no Glossário de Negócio, vamos trabalhar com conceitos e definições relacionados às diversas áreas do negócio e utilizados em atividades diárias.
Cada pessoa pode utilizar termos ou palavras de formas e com significados diferentes. A grande importância dessa ferramenta de Gestão de Dados é a existência de uma referência universal dentro de um empreendimento, de modo a gerar um entendimento singular de cada termo.
Catálogo de Dados
O Catálogo de Dados funciona de maneira semelhante à Amazon ou ao Mercado Livre. No nosso caso, cada base de dados é um “produto” e tem suas características e detalhes descritos.
O Catálogo de Dados nada mais é do que um “banco de dados” ou inventário dos “ativos
ou bens de dados” do empreendimento.
Sendo uma fonte de referência para facilitar buscas, permite aumentar o entendimento do conteúdo, avaliar o uso dos dados, “redescobrir” dados pouco utilizados, perceber o valor de cada base de dados e definir quais atributos precisamos aperfeiçoar ou coletar mais dados.
Bônus: Inventário de Fontes de Dados
A ferramenta de Inventário oferece informações de forma mais resumida sobre as fontes de dados da organização, tanto internas quanto externas.
Essa ferramenta de Governança de Dados é especialmente interessante quando utilizamos fontes de dados externas em diferentes plataformas e provedores. Dessa maneira, conseguimos organizar e facilitar o acesso a cada uma delas.
Ainda, podemos criar links entre os Inventários com outras ferramentas como o Dicionário de Dados e Glossário de Negócio, integrando todas as nossas ferramentas de Gestão de Dados.
Gostou dessas Ferramentas de Governança de Dados?
Então venha conhecer a Caixa de Ferramentas da Gestão e Governança de Dados, um e-book com conteúdo teórico e prático para você aplicar 11 Ferramentas que vão te ajudar a conhecer os seus dados como ninguém!
Saiba mais sobre a Caixa de Ferramentas da Gestão e Governança de Dados!